Eletrocardiograma

O que é, como é feito e para que serve?
O procedimento do eletrocardiograma é realizado através de um aparelho conectado a eletrodos, cujo a função é avaliar os batimentos cardíacos quando o paciente está em repouso.
​
Exame muito comum e rotineiro em hospitais de prontos-socorros no momento de triagem e check-ups em geral.
Para que serve o Eletrocardiograma
O intuito do exame é o de analisar se existe alguma falha na condução elétrica pelo coração, para assim saber se há alguma anomalia, como bloqueios ou movimentos dos músculos que nao estão se movendo corretamente, o que pode indicar problemas cardiacos.
O ECG, correlacionado com a confirmação de outros exames, é muito utilizado para descobrir doenças como arritmias, taquicardias, e bradicardias.
​
​
Como é feito
O profissional fixa eletrodos sob a pele do paciente (necessario que esteja limpa, e livre de roupas) que encontra-se deitado em uma maca, para analisar os impulsos eletricos provindos do coração. Em seguida o eletrocardiógrafo recebe essas ondas, e registra os dados captados em forma de grafico em bobinas de papel.
​
​
Os resultados
Após o exame, o cardiologista profissional faz a análise das ondas captadas, efetuando o estudo de índices como frequência e a cadência dos batimentos cardíacos; além de outros parâmetros importantes para interpretação, como o tamanho e a duração das ondas registradas.