Teste Ergométrico

O que é, como é feito e para que serve?
O teste ergométrico, ou simplesmente teste de esforço, é um exame realizado para analisar o desempenho do coração e o sistema cardiovascular quando o paciente é submetido a um esforço fisico frequente. É possível entender essa reação através de eletrodos fixados no corpo, assim como a presença de dores no peito que não surgiriam caso o paciente estivesse inativo.
Para que serve o Teste Ergométrico
Utilizado na prevenção e diagnóstico, o teste ergométrico possibiital detectar indícios de uma cadeia de doenças cardíacas, como arritmias, hipertensão arterial, isquemia, insuficiência cardíaca, sopro, e a famigerada e perigosa doença arterial coronariana, que compromete o fluxo sanguineo, podendo provocar infarto.
Também ajuda a avaliar a qualidade da função cardiorrespiratória e se o padrão de frequência cardíaca está dentro da normalidade.
Como é feito
Para realização deste exame, é preciso compreender o quadro de saúde do paciente, através de uma análise de seu histórico e outras especificações solicitadas pelo profissional; em seguida as etapas do exame, tal como a intensidade e o esforço aplicado, são definidas.
O teste ergométrico é então iniciado com o paciente sob a esteira, e com eletrodos aplicados em seu tórax, é inicializado o exercicio; durante o percurso a intensidade e inclinação do aparelho oscilam entre mais forte ou mais fraca. Ao longo do movimento, e durante cada etapa da atividade, os eletrodos capturam informações da frequencia e do ritmo cardíaco, possibilidtando a medição da pressão arterial.
Dependendo da necessidade, também é possível avaliar a função respiratória através de uma máscara.
Os resultados
Assim como no eletrocardiograma, os dados obtidos pelos eletrodos convertem-se em gráficos através de um computador, e posteriormente são analisados e interpretados pelo profissional da saúde.