Exame de Papanicolau

O que é, como é feito e para que serve?
Exame ginecológico muito importante pois é capaz de detectar antecipadamente o câncer de colo do útero, o terceiro mais comum entre a população feminina. O Exame de Papanicolau é um exame simples e rápido, que colhe células do colo do útero para eventual análise em laboratório. O nome do exame foi dado por causa do inventor homônimo, o médico romeno Georgios Papanicolaou, em 1940.
Para que serve o Exame de Papanicolau
​
Tem como principal objetivo encontrar quaisquer alteração no colo do útero e lesões que possam vir indicar a aparição do HPV, um papilomavirus humano sexualmente transmissível, infeccção de principal causa da maioria dos casos de câncer de colo de útero.
Desta forma, após o diagnóstico, é possível indicar o tratamento adequado para que essas lesões não evoluam para o estágio cancerígeno.
​
​
Como é feito
​
Com a paciente deitada com as pernas elevadas e descansadas em um suporte, um espéculo, aparato que remete a um bico de papagaio, e introduzido no canal vaginal, para que o colo do uterino seja visto apropriadamente. Feito isso, amostras são extraídas do tecido uterino com uma espátula especial, e em seguida por uma escova com cerdas adequadas para o procedimento. Para que a amostra colhida seja eficaz, a paciente não deve estar menstruada, nao utilizar medicamentos intravaginais, e deve evitar qualquer relação sexual três dias antes do exame.
​
​
Os resultados
​
A coleta das células são enviadas para o laboratório, e uma vez com o laudo em mãos, o ginecologista pode classificar as eventuais anomalias observadas que ocorrem em si. Essas anomalias podem apresentar um tumor, ou alteração benigna, ou ate lesões que possam vir a ser um tumor maligno futuramente. Uma vez apresentado algum tipo de suspeita no diagnóstico, será requerido outros testes mais detalhados.
Resumidamente, o Exame de Papanicolau é um método que ajuda a prevenir a doença antes mesmo de ela surgir efetivamente.