Radiografia

O que é, quando é indicada e como funciona?
Talvez o exame mais solicitado pelos profissionais da saúde, para investigar desde problemas pulmonares a fraturas, e outras condições, a radiografia é um exame não invasivo muito popular; fazendo o uso de radiação, auxilia no diagnóstico de lesões e doenças através das imagens da área desejada.
Para que serve a Radiografia
​
Há diversas aplicações da radiografia, como a identificação de fraturas nos ossos, e até a presença de pneumonia, por meio de um raio-X da região torácica. Há aplicação na avaliação de doenças agudas na região do abdômen, tanto inflamações quanto infeccções, e também do comprometimento do pulmão e vias aéreas superiores. E é muito utilizado também em outros exames, como a mamografia.
​
.
Como funciona
​
Há diversas maneiras de realização deste exame, dependendo do quadro do paciente. Geralmente, na mais pedida, o paciente é posicionado em pé, ou em uma maca, com a área de interesse no raio de alcance da máquina, que em seguida emite um feixe de elétrons atravessando o corpo da região. Neste momento a densidade do alvo é importante para a completude do exame, pois é a densidade da área, que determina a facilidade em que o feixe consegue atravessar. Um osso por exemplo, por possuir alta densidade, irá bloquear grande parte da radiação e logo, o mesmo será representado no filme como um aspecto de "sombra" branca, e quanto mais branco, maior a densidade dessa região.
No final, ocorre a captura da imagem em questão de segundos, e seguidamente a figura bidimensional é revelada em uma chapa.
É importante notar que, hoje em dia, o raio-x é, muitas vezes considerado apenas um exame de triagem; ou seja, ele levanta uma suspeita que pode ser reavaliada por outros métodos de diagnóstico mais sensíveis e específicos.
​
​
​